Qual é a metodologia da escola bilíngue brasileira?

Os caminhos para a execução do aprendizado e os modelos adotados: como compreender qual é a metodologia da escola bilíngue

O que estabelece a relação entre a teoria e a prática dos conteúdos um estabelecimento de ensino é, justamente, a forma como eles são aplicados aos alunos. Entender qual é a metodologia da escola bilíngue pode ser um fator determinante para bons resultados.

A escolha do método de ensino é, por si só, um fator de extrema importância na operação de uma unidade escolar. No caso das escolas bilíngues, passa a ser um diferencial, que vai mostrar quais os caminhos pedagógicos serão seguidos em sala de aula.

O Blog da TWICE traz neste artigo um pouco mais das características e possibilidades dessa proposta.

As diferentes abordagens

Antes de partirmos para discutir, especificamente, qual é a metodologia da escola bilíngue, vamos tratar de algumas definições e pontos de partidas interessantes nessa caracterização.

Levando em conta a essência desse tipo de ensino, é importante delimitar que, o que é desenvolvido nessas unidades, é diferente do que se apresenta em um curso de línguas, uma escola bilíngue e, também, numa escola internacional.

O curso de línguas pode ser definido como a escola de inglês, extracurricular, que tem por objetivo o ensino da gramática, das palavras, enfim, de como falar outro idioma.

As escolas internacionais, por sua vez, têm como base curricular o currículo do país de origem, assim como adotam o calendário escolar desse mesmo país. Por exemplo, numa escola internacional alemã, britânica etc. a base curricular vai ser a mesma do país de origem.

A escola bilíngue brasileira vai utilizar o Currículo Nacional e, a partir dele, ministrar aulas em inglês ou em outra língua, que ensinam a língua através do conteúdo.

A metodologia da escola bilíngue

Para chegar a um modelo ideal, é preciso ter o foco na seleção de um material didático enriquecedor, capaz de fazer a ponte dos conteúdos e suas exigências curriculares, nos dois idiomas.

As propostas em sala de aula serão desenvolvidas com base nessas matrizes e, a partir daí, os alunos estarão expostos ao conteúdo das matérias, como História, Geografia, Artes, por exemplo, em inglês.

Os professores também serão parte importante desse cenário, pois deverão apresentar a fluência e proficiência necessárias para atuar como mediadores de conteúdos.

Para entender qual a metodologia de uma escola bilíngue é preciso, também, do ponto de vista da gestão, ter acesso a números confiáveis de organização e logística interna no estabelecimento de ensino.

Esse conjunto de aplicações será o responsável pela implementação de um método com sucesso e, é claro, obtenção de bons resultados com alunos e comunidade escolar.

Gostou do tema? O site da TWICE Educação Bilíngueoferece, ainda, outras informações básicas sobre a metodologia da escola bilíngue e outros assuntos gerenciais importantes. Acesse agora mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *